Sébastien Ogier campeão mundial de ralis e Toyota conquista título de construtores

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Coffs Harbour, Austrália, 18 nov (Lusa) - Sébastien Ogier (Ford Fiesta) sagrou-se hoje campeão mundial de ralis pela sexta vez consecutiva na sua carreira ao terminar a última prova do campeonato, o rali da Austrália, na quinta posição, enquanto a Toyota conquistou o quarto título nos construtores.

Ogier soube que era campeão ainda antes de terminar o rali australiano depois de os dois adversários no campeonato terem desistido antes do final da prova, ganha pelo finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), que assim deu o título de construtores à marca nipónica.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) bateu numa árvore na penúltima especial enquanto o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris) bateu noutra no troço seguinte, entregando, assim, o título a Sébastien Ogier.

"Tem sido uma época incrível, de altos e baixos. Ainda há pouco tempo pensávamos que seria difícil conseguir este campeonato. Juntamente com a M-Sport conseguimos algo muito especial nestes dois anos. Quero deixar uma mensagem especial para o meu verdadeiro patrão, a minha mulher. Mal posso esperar por voltar a casa e festejar com ela e o meu filho", disse um emocionado Ogier mal cruzou a meta do último troço.

O piloto francês ainda venceu a derradeira especial, a 'power stage', o que lhe deu cinco pontos extra no campeonato, que já não fizeram diferença. Terminou o ano com 219, contra os 201 de Thierry Neuville e os 181 de Ott Tanak, que já tinha cometido um erro no segundo troço deste último dia do evento que lhe custara a liderança, depois de perder 20 segundos com uma saída de estrada.

"Fui em frente, bati numa árvore e perdi a direção e não pude continuar. É triste", comentou o estónio, que ainda acalentava o sonho do título, apesar da desvantagem de 20 pontos à partida do rali da Austrália.

Já o belga bateu duas vezes e acabou mesmo fora de prova. "Foram dois toques. No primeiro saí largo e bati numa árvore. Fiquei perturbado, arranquei sem conseguir ver bem com a lama e bati logo a seguir outra vez. Agora vamos concentrar-nos no que vem a seguir. Sabíamos que só um seria campeão e que dois iriam desapontados para casa", concluiu o piloto da Hynday, que liderou o campeonato em seis das 13 corridas da temporada.

Sébastien Ogier é o segundo piloto com mais títulos na história do campeonato, apenas atrás do compatriota Sébastien Loeb, que conquistou nove consecutivos entre 2004 e 2012 pela Citroën.

Foi a primeira vez que o piloto de 34 anos assegurou o campeonato na última prova da temporada, depois de ter dominado as cinco épocas anteriores.

A chuva, que ameaçou durante os dias anteriores, apareceu em força na última jornada e baralhou as contas de alguns candidatos, deixando os pisos escorregadios.

Quem não se atrapalhou foi Jari-Matti Latvala. O finlandês não cometeu erros e assegurou o 18.º triunfo da sua carreira, que lhe escapava desde a prova da Suécia de 2017.

"Passou muito tempo desde o último triunfo. Não parecia possível, mas de manhã as coisas mudaram. É uma vitória muito especial, porque deu o título no mundial de construtores", comentou o finlandês, que terminou a prova com o tempo de 2:59.52 horas, deixando o segundo classificado, o britânico Hayden Paddon (Hyundai i20), a 32,5 segundos e o norueguês Mads Ostberg (Citroën C3) a 52,2 segundos.

Depois de quatro títulos como piloto (entre 1996 e 1999), o finlandês Tommi Makkinen conseguiu dar à Toyota o quarto troféu de construtores, agora como diretor da equipa oficial, terminando com 368 pontos contra os 341 da Hyundai e os 324 da M-Sport/Ford.

AGYR // JMC

Lusa / Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.