Obama diz que Putin quer parecer "um tipo duro", mas diz que tem "muito humor"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 07 fev (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse na quinta-feira que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, quer parecer "um tipo duro", mas na realidade, nos seus encontros há "muito humor", desmentindo a ideia que a relação entre ambos é "gélida".

"Não a descrevia como gélida. Nas nossas reuniões há muito intercâmbio, há uma surpreendente quantidade de humor", disse Obama numa entrevista ao canal NBC que divulgou na noite de quinta-feira alguns aspetos abordados.

As declarações surgiram na véspera da inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, Rússia, uma realização internacional que coloca à prova a relação entre os Governos de Putin e Obama, cujo trabalho coordenado é chave para garantir a segurança da competição sobre a qual recaem ameaças terroristas.

Na entrevista, Obama desmentiu que a relação com Putin é fria e argumentou que o comportamento do líder russo pode dar a entender isso, dado que pretende passar uma imagem de "um tipo duro", mas insistiu que tal não corresponde à realidade.

Para Obama, Vladimir Putin tem um "grande desafio" pela frente que é garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e prometeu que a sua administração irá trabalhar com a Rússia em permanência nesse objetivo.

A guerrilha islâmica do Cáucaso e outros grupos extremistas ameaçam há meses prejudicar os jogos, mensagens que se intensificaram com a aproximação à cerimónia de abertura.

Os Estados Unidos ofereceram ajuda à Rússia.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.