Erupção do vulcão japonês Fuji poderia forçar retirada de 1,2 milhões de pessoas

Erupção do vulcão japonês Fuji poderia forçar retirada de 1,2 milhões de pessoas
| Mundo
Porto Canal

Uma violenta erupção do vulcão Fuji poderia forçar à retirada de 1,2 milhões de pessoas devido à lava, aos gases e cinzas, sustenta um novo cálculo realizado pelas regiões japonesas em volta da montanha onde está o vulcão.

Representantes das prefeituras de Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka reuniram-se na cidade de Fuji para traçar um novo plano de evacuação da população que vive nas imediações do conhecido vulcão japonês.

A libertação de lava e gases vulcânicos poderia forçar imediatamente à saída de 750.000 da zona, a que se somariam outras 470.000 caso a acumulação de cinzas no solo atingisse os 30 centímetros.

No caso de uma erupção forte, os peritos consideram que as cinzas poderiam, inclusivamente, atingir a área metropolitana de Tóquio.

Peritos do grupo de trabalho consideram fundamental que as populações que vivem nas regiões vizinhas ao vulcão conheçam as rotas de saída da zona e os refúgios considerados seguros.

As três prefeituras pretendem estabelecer um plano de emergência e encetar, no outono, um simulacro.

O Monte Fuji, o mais alto e venerado no Japão registou a última erupção em 1707.

Apesar de na ocasião, a erupção não ter libertado lava, espalhou na região mil milhões de metros cúbicos de cinzas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.