Venezuela adverte os especuladores com "cela fria" e até 14 anos de prisão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 07 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou hoje a instar os empresários a cumprirem a nova Lei de Preços Justos, ao mesmo tempo que advertiu os especuladores com uma "cela fria" e penas até 14 anos de prisão.

"Aumentaram as penas (de prisão) até 14 anos, sem atenuantes de qualquer tipo. Você escolhe se prefere uma cela fria (...) ou trabalhar e respeitar o povo venezuelano e as leis", disse.

Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, durante um Conselho de Ministros, em que recordou ter estabelecido segunda-feira, 10 de fevereiro, como data limite para que os comerciantes ajustem os produtos segundo a nova lei.

Por outro lado, precisou, durante as recentes inspeções realizadas a estabelecimentos comerciais do país foram detetadas situações de açambarcamento de produtos.

"Encontrámos açambarcamento de todo o tipo, de todos os produtos que vocês possam imaginar, a um nível que nos pensávamos que começava a desaparecer. Não desapareceu o açambarcamento, não desapareceu o contrabando, está vivo e saudável e vinculado, às vezes, ao narcotráfico", disse.

O chefe de Estado sustentou que a nova lei visa estabelecer normas "muito claras" para os custos dos processos produtivos e lucros máximos de 30%.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.