Coreia do Norte está a ampliar rampas de lançamento de foguetes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 07 fev (Lusa) - A Coreia do Norte tem praticamente concluída a expansão do seu centro de lançamento de satélites que lhe permitirá lançar foguetes com até 50 metros de comprimento, referiu o sítio 38 North, dos Estados Unidos.

O 38 North, ligado à Universidade Johns Hopkins, dedica-se fundamentalmente à análise da situação na península coreana, especialmente sobre a Coreia do Norte.

De acordo com as últimas imagens de satélite do centro de Sohae, noroeste da Coreia do Norte, a ampliação das rampas de lançamento deverá estar concluída em março.

Com estes trabalhos, a Coreia do Norte poderá lançar foguetes 70% mais longos que os Unha-3 que colocaram, com sucesso, um satélite em órbita em dezembro de 2012.

O lançamento foi condenado pela comunidade internacional que considera que se tratou de um teste simulado para o lançamento de mísseis balísticos, levando a um aumento das sanções por parte das Nações Unidas às quais a Coreia do Norte respondeu, dois meses mais tarde, com um terceiro e maio teste nuclear.

Para o 38 North, a manterem o ritmo de trabalho, a ampliação das rampas de lançamento estará concluída em março ou abril.

A comunidade internacional mantém um braço de ferro com a Coreia do Norte devido ao desenvolvimento de um programa nuclear.

Pyonyang já se sentou à mesa para discutir o fim do desenvolvimento do programa, mas as conversações a seis - com a China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte - estão interrompidas depois do regime norte-coreano ter abandonado as conversações.

Entre avanços e recuos, a comunidade internacional já fez saber que pretende voltar a sentar-se à mesa das negociações.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.