"Verdes" dizem que PAN deve "explicação cabal" sobre ligação a grupo extremista IRA

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 nov (Lusa) - A dirigente de "Os Verdes" Heloísa Apolónia defendeu hoje que "a bola está do lado" do PAN, partido que deve uma "explicação cabal ao país" sobre a sua ligação ao grupo extremista IRA (Intervenção e Resgate Animal).

"Relativamente às acusações que são feitas de ligação direta do PAN ao IRA, consideramos que são gravíssimas, a confirmar-se. Temos consciência dessa gravidade e a bola está do lado do PAN, que deve de facto uma explicação cabal sobre essa situação ao país", afirmou, nos passos perdidos do parlamento.

Em causa está uma reportagem da TVI, emitida na quinta-feira, sobre uma investigação em curso da Polícia Judiciária relativa ao IRA, que protagoniza ações de boicote e de salvamento em prol dos direitos de animais em risco, por crimes de terrorismo e assalto à mão armada.

"Todos os crimes devem ser devidamente apurados e essa investigação deve decorrer, célere, no sentido de que todas as responsabilidades possam ser apuradas", continuou Heloísa Apolónia.

Segundo a reportagem da TVI, a advogada e chefe de gabinete do PAN no parlamento, Cristina Rodrigues, é suspeita de estar entre os encapuzados em vídeos do IRA, que mantém atividade desde 2016.

"A defesa dos direitos dos animais é totalmente incompatível com quaisquer atuações e práticas de violência, de agressão, de terror", concluiu a líder parlamentar do PEV.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".