Mulher do último líder comunista da Polónia pondera divórcio por alegada traição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 07 fev (Lusa) -- A mulher do último líder comunista da Polónia revelou à agência AFP que está a ponderar divorciar-se do marido, após 53 anos de casamento, por o general Wojciech Jaruzelski ter, alegadamente, um caso extraconjugal.

"Já preparei os papéis com o meu advogado há quatro meses. Se o meu marido não se livrar dessa mulher então avanço para o divórcio", disse Barbara Jaruzelska.

O controverso general, de 90 anos, marcou a história política polaca ao tentar, falhando, destruir o primeiro sindicato livre do bloco soviético, o Solidariedade, com uma brutal repressão militar em 1981.

O Solidariedade sobreviveu na clandestinidade e Wojciech Jaruzelski iniciou, depois, conversações com aquela força que levaria Às eleições de 1989 e ao fim pacífico do seu regime, que marcou o primeiro colapso de todo o bloco soviético.

Nos últimos anos Wojciech Jaruzelski tem sido hospitalizado várias vezes e recebe atualmente tratamento contra um cancro e as visitas diárias da senhora que está a acabar com o casamento do antigo líder.

A mulher, não identificada, tem uma idade na casa dos 50, foi empregada doméstica do casal e agora trata de Wojciech Jaruzelski e segundo Barbara Jaruzelska é a causa da primeira crise séria em 53 anos de casamento.

Com uma filha e um neto, Barbara Jaruzelska diz também que Wojciech Jaruzelski a acusa de ter perdido a cabeça, mas alega, na sua determinação em colocar fim ao casamento que se trata de uma "questão de dignidade" até porque a outra mulher apenas quer dinheiro do marido.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.