Obama considera que russos têm "grande desafio" de evitar atentados em Sochi

| Desporto
Porto Canal / Agências

Washington, 07 fev (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou na quinta-feira que a Rússia enfrenta o "enorme desafio" de evitar qualquer atentado durante os Jogos Olímpicos de Sochi, acrescentando que Washington está a fazer tudo para ajudar a proteger os atletas.

"Os russos enfrentam o enorme desafio que é prevenir qualquer tipo de ato terrorista ou de violência no local (dos Jogos Olímpicos). Investiram bastante nesse sentido", afirmou Obama em entrevista à NBC.

"Estamos em comunicação constante com os russos, a nível de forças da ordem, militares e serviços de informações", disse Obama em extratos da entrevista já divulgados.

"Trabalhamos em permanência com eles para garantir que não apenas os nossos atletas, mas todos os que queiram assistir aos Jogos estão em segurança", insistiu.

Pouco antes, a agência norte-americana para a segurança nos transportes anunciou que proibiu os passageiros de voos para a Rússia de levarem a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança.

A diretiva com a proibição foi conhecida um dia depois de o Governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pastas dentífricas.

A Casa Branca afirmou na terça-feira que os Estados Unidos tomaram "todas as medidas necessárias" para garantir a segurança dos seus cidadãos em Sochi, que tem sido alvo de ameaças de atentados.

Num vídeo divulgado recentemente, islamitas do Cáucaso russo ameaçaram perpetrar atentados durante os Jogos Olímpicos de Sochi, depois de dois ataques suicidas perpetrados em dezembro no sul da Rússia terem provocado 34 mortos.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.