EUA proíbem que passageiros levem líquidos em voos para a Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 07 fev (Lusa) - A agência norte-americana para a segurança nos transportes proibiu na quinta-feira os passageiros de voos para a Rússia de levarem a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança.

Hoje começam os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, no Cáucaso russo.

A diretiva foi conhecida um dia depois de o Governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pastas dentífricas.

Apesar de ser proibida qualquer quantidade de líquido, gel ou aerossol na cabine, estes objetos podem ser colocados nas bagagens registadas. Os medicamentos com receita são autorizados a bordo.

Os Estados Unidos aplicam regras estritas em matéria de líquidos nas bagagens de mão depois de várias tentativas fracassadas de atentados nos anos que se seguiram ao 11 de setembro, mas até agora era permitido aos passageiros transportarem pequenas quantidades de líquidos ou gel, como tubos pequenos de pasta de dentes.

"Como sempre, a nossa política de segurança (...) vai continuar a responder (a potenciais ameaças) e a adaptar-se de forma apropriada para proteger os norte-americanos", afirmou um responsável do Ministério da Segurança Interna, confirmando a interdição.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.