Tondela vende 80% das ações da SAD ao Houpe Groupe, de David Belenguer

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 15 nov (Lusa) -- O presidente do Tondela anunciou hoje a venda de 80% das ações da SAD ao Houpe Groupe, detentor de Granada, Parma e dois clubes chineses e liderado pelo ex-futebolista David Belenguer, que assumirá a presidência.

"É o dia de anunciar a cedência de ações do Tondela SAD ao grupo liderado por David Belenguer", assumiu, em conferência de imprensa, Gilberto Coimbra, que lidera o clube há 10 anos e é um dos principais responsáveis pela subida do Tondela à I Liga de futebol, em 2015/2016.

Gilberto Coimbra assumiu que "custou bastante" chegar a este dia, depois de "mais ou menos um ano de negociações", e não escondeu que desde que o Tondela chegou à I Liga "todos os anos houve dificuldades financeiras".

"Optámos por este grupo pela transparência e a vontade de construir um Tondela que fosse mais do que um clube simpático. Para tal, era necessário haver mais 'apport' financeiro, mais estrutura, um clube mais profissional", explicou, sem especificar os valores envolvidos na transação.

O líder do clube viseense espera que os novos líderes da SAD possam "dar sequência" ao trabalho que tem sido feito pela sua direção, desejando, no futuro, poder ver o Tondela "ganhar com alguma facilidade".

Gilberto Coimbra afirmou ainda que, "em paralelo, houve também o compromisso, por parte do Tondela, de com o fruto desta venda, criar a chamada cidade desportiva", em Nandufe, onde "sempre disse" que seria.

"Vai ser criado um centro de estágio, um sonho meu, que será muito importante para a formação", frisou, adiantando que vai continuar como "presidente do clube", que, eventualmente, só abandonará, depois de erguida a infraestrutura.

Por seu lado, David Belenguer, antigo jogador do Celta de Vigo, Getafe e Betis, assumiu que o objetivo é "dar continuidade ao trabalho realizado".

"O objetivo é, paulatinamente, passo a passo, ir crescendo de maneira sustentável e respeitando sempre a cultura do clube", disse Belenguer, garantindo que "não haverá mexidas no plantel" profissional do clube.

O novo presidente do Tondela SAD adiantou que "não se pode chegar a um sítio e mudar tudo" e, neste sentido, disse que "primeiro é preciso ver o que é que está a ser bem feito, qual a filosofia instalada, é preciso respeitar a imagem e a história do clube e, a partir daí, detetar em que pontos se pode mexer para que o crescimento seja uma realidade".

O novo presidente adiantou que pertence a um grupo, Hope Groupe, sediado em Madrid, que "tem o Granada, Parma e dois clubes chineses".

"É um grupo que tem muita experiência em todas as facetas do futebol, desde a gestão à imagem e, por isso, é uma mais-valia, porque podem ser aproveitadas essas valências e todo o conhecimento para o crescimento do Tondela", avançou.

IYN // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.