OE2019: PSD quer forçar Governo a retomar negociações com professores e limitar endividamento

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) -- O PSD apresentou hoje 104 propostas de alteração ao Orçamento do Estado, nas quais se incluem novos limites ao endividamento público e a retoma das negociações com os professores, nos termos previstos no orçamento do ano passado.

Em conferência de imprensa que se prolongou por mais de uma hora, o vice-presidente da bancada do PSD António Leitão Amaro assegurou que, se fossem todas aprovadas, o conjunto das medidas apresentadas pelo PSD não teria um impacto orçamental negativo.

Sobre os professores, o PSD irá reapresentar "ipsis verbis" a norma aprovada no Orçamento do Estado para 2018 -- e que caduca em 31 de dezembro -, e que determina o regresso às negociações para que seja encontrada "uma solução que de forma justa" contabilize a totalidade do tempo de serviço destes profissionais.

"Vamos ver se estão ou não os partidos da esquerda fiéis às juras e compromissos que fizeram há um ano perante os professores", desafiou.

Quanto à dívida, o PSD quer obrigar o Governo a aplicar os dividendos do Banco de Portugal e os que venham a existir da Caixa Geral de Depósitos, bem como a poupança em juros da dívida pública, na redução extraordinária do stock da dívida pública.

Por outro lado, os sociais-democratas impõem também a diminuição em 10% dos limites de endividamento líquido do Estado autorizado pelo parlamento.

Entre as 104 propostas, os sociais-democratas apresentam ainda um pacote para a área da habitação, desincentivando fiscalmente a especulação imobiliária, eliminam o que consideram ser discriminações no IVA da Cultura -- defendendo que, se há redução, deve ser dado o mesmo tratamento a todos os espetáculos culturais, independentemente do tipo de recinto e sem excluir as touradas.

Questionado se o PSD está disponível a apoiar medidas de outros partidos para a atualização dos escalões do IRS -- proposta que não consta das alterações do partido - Leitão Amaro remeteu o sentido de voto dos sociais-democratas para "o momento oportuno".

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.