Municípios do Douro admitem providência cautelar contra fecho de tribunais

| Norte
Porto Canal

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) mostrou-se hoje preocupado com o fecho de cinco tribunais neste território e admitiu que esta entidade pode avançar com uma providência cautelar coletiva para travar o processo.

Nesse sentido, os autarcas da CIM Douro vão reunir-se ma próxima segunda-feira, em Vila Real, para uma análise da reforma judiciária e tomada de posição comum.

De acordo com o mapa judiciário, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, dos 20 tribunais a encerrar em todo o país, cinco localizam-se na região do Douro, designadamente, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, Tabuaço e Armamar.

"Fazendo a análise de todo este processo, até porque há aqui critérios que são pouco explícitos, isto leva-nos a crer que há justificação para encetar um processo de natureza não política em defesa dos interesses das nossas populações", afirmou à agência Lusa Francisco Lopes.

De acordo com o também presidente da Câmara de Lamego (PSD), poderá avançar-se-á com uma providência cautelar para travar o fecho dos tribunais.

"Toda a perda de serviços públicos é uma perda para a qualidade de vida das populações, é uma perda para a afirmação do território, é uma perda de emprego público qualificado, é uma perda de investimentos no território. É, no fundo, uma perda de solidariedade nacional", salientou.

O autarca lembrou que, em termos globais, a CIM Douro já tomou uma deliberação "sobre a defesa intransigente de todos os serviços públicos que asseguram nos territórios a presença do Estado e a qualidade de vida dos cidadãos".

Este é o princípio geral, no entanto, segundo Francisco Lopes, "é óbvio" que se admitem reformas e a reestruturação de serviços.

"Admitimos que não possa haver em todo o lado um conjunto de serviços que sabemos que custam dinheiro ao erário público e só se justificarão se houver procura para tal mas, para isso, tem de haver critérios e tem de haver diálogo com os autarcas, uma compreensão deste fenómeno, o que não aconteceu neste caso", frisou.

Neste território, o presidente da Câmara de Murça, José Maria Costa, foi o primeiro a anunciar o recurso à providência cautelar para travar a "medida cega" tomada pelo Governo.

Seguiram-se depois os autarcas de Mesão Frio e Sabrosa, que se mostraram "desiludidos" e "inconformados" pelo fecho deste serviço público, que receiam que seja o primeiro de outros, como as finanças.

Da parte dos advogados, poder-se-á assistir a uma transferência de escritórios dos concelhos afetados para outros.

"Para os advogados, ter um escritório numa terra onde não há tribunal não é propriamente vantajoso, e isso poderá implicar, com toda a naturalidade, a sua deslocalização", afirmou Sérgio Barbosa Pereira, delegado da Ordem dos Advogados (AO) em Mesão Frio.

Já a presidente da delegação da OA de Vila Real receia a "rutura" do tribunal local, para onde serão transferidos muitos processos das comarcas que vão encerrar no distrito: Boticas, Mesão Frio, Murça e Sabrosa.

"Nós aqui em Vila Real não conseguimos albergar com todos os processos das comarcas limítrofes", afirmou Cármen Amaro à agência Lusa.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.