Crédito ao consumo sobe 0,6% para 556 ME em setembro - BdP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) -- Os bancos concederam 556 milhões de euros de crédito ao consumo em setembro, um aumento de 0,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

O valor registado em setembro de 2018 é o mais baixo desde setembro de 2017, mês em que os empréstimos aos consumidores ascenderam a 552,6 milhões de euros, mostra a evolução dos novos créditos ao consumo.

Apesar do aumento homólogo, comparando com o mês anterior registou-se um decréscimo de 8,2% no montante contratado, já que em agosto os empréstimos totalizaram 605,5 milhões.

O crédito pessoal foi o que mais subiu em setembro, com um aumento de 3,3% para 246 milhões de euros, seguido do crédito automóvel que cresceu 3,2% para 226 milhões de euros. Por sua vez, os cartões e descoberto caíram 11,9% para 85 milhões.

No crédito pessoal, o maior aumento registou-se nos empréstimos destinados a educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos (mais 37,6% para 11,5 milhões de euros).

Já os créditos pessoais sem finalidade específica avançaram 2% para 234,4 milhões.

Quanto ao crédito automóvel, os dados mostram uma subida de 8% nos empréstimos para compra de usados (142 milhões de euros) e uma descida de 4,4% nos novos (51,8 milhões).

Após vários alertas sobre o risco do sobreendividamento das famílias, o BdP lançou em julho novas regras que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.

Para já, estas regras são apenas uma recomendação -- ainda que os bancos que não as cumpram tenham de se explicar --, mas em maio o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, avisou no parlamento que se os bancos não as respeitarem poderão passar de recomendações a ordens vinculativas.

DF (ICO) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.