Turismo deve "fazer bem e de novo, a cada dia e em cada ano" - PR

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje, através de uma mensagem lida por um assessor, a importância no Turismo de se "fazer bem e de novo, em cada dia e em cada ano".

Na sessão de abertura do 30.º congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, Luís Ferreira Lopes, assessor económico para a área das empresas e inovação da Presidência da República, leu uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, na qual afirmou que o Turismo deve "fazer bem e de novo".

"Para se fidelizar e atrair pessoas que querem descobrir-nos. Saibamos nós ter agora a abertura mental de aceitar a descoberta do outro e oferecer o que de melhor temos: o espírito universalista, multicultural e a generosidade do sorriso aberto e confiante dos portugueses", segundo a mesma mensagem.

Marcelo Rebelou de Sousa afirmou a importância de "investir e inovar nesta indústria, apostar em segmentos e nichos que permitem subir na cadeia de valor", sublinhando, porém, ser "crucial não perder a autenticidade da cultura e património", assim como garantir uma "oferta de qualidade e diversificação de produtos e serviços".

As reflexões deste encontro de dois dias no Pavilhão Carlos Lopes também deverão levar em conta a "coesão territorial e social e a urgência da reinvenção das diversas regiões do país e rotas turísticas".

"O apelo à reinvenção que lancei na mensagem de ano novo tinha presente as memórias do flagelo dos incêndios de 2017, mas esse apelo mantém-se atual na sua essência e de forma transversal para a economia, política e sociedade, em geral", adiantou o Chefe de Estado, através do seu assessor.

O congresso da Associação de Hotelaria de Portugal junta em Lisboa até sexta-feira 500 participantes.

PL // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eurodreams sem totalistas, mas são distribuídos três segundos prémios

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve três apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.