Itália-Portugal: À procura do empate com duas baixas de 'peso'

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 15 nov (Lusa) - A seleção portuguesa de futebol defronta no sábado a Itália, em San Siro, num encontro em que o empate serve para garantir o apuramento para a fase final da Liga das Nações, embora tenha duas baixas de 'peso'.

A história já não é muito 'famosa' para o lado luso em solo italiano (só alcançou um empate nas 12 vezes que atuou nesse país) e as ausências do capitão Cristiano Ronaldo e do central Pepe, o 'patrão' da defesa, prometem dificultar ainda mais a tarefa da equipa de Fernando Santos.

Com o aval do selecionador nacional e da Federação Portuguesa de Futebol, Ronaldo foi dispensado dos restantes jogos de Portugal em 2018, após a participação no Campeonato do Mundo da Rússia, enquanto Pepe viu o segundo cartão amarelo perante a Polónia e está impedido de atuar em San Siro devido a castigo.

Mesmo sem o seu capitão e goleador, Portugal deu boa conta do recado nos primeiros dois jogos do grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, com um triunfo por 1-0 sobre precisamente a Itália, no Estádio da Luz, com um golo de André Silva, e depois com nova vitória na Polónia (3-2), naquela que foi uma das melhores exibições de Portugal na 'era' Fernando Santos.

Nesses dois jogos, Pepe foi capitão da seleção nacional e fez dupla no centro da defesa com Rúben Dias, que parece ter agarrado o lugar após o Mundial2018. Com o jogador do Besiktas ausente, é esperado que o campeão europeu José Fonte seja o companheiro do central do Benfica.

Com Rui Patrício dono e senhor da baliza, João Cancelo e Mário Rui devem voltar a ser os laterais da seleção nacional, embora o jogador do Nápoles tenha a sombra de Raphael Guerreiro, que está de volta aos convocados de Fernando Santos, depois de um longo período com problemas físicos.

Como tem sido habitual, o meio-campo aparece como a zona que mais levanta dúvidas na cabeça de Fernando Santos, embora Rúben Neves, William Carvalho e Pizzi tenham feito boa figura na Polónia. Bruno Fernandes, Danilo, Renato Sanches e João Mario (outro regressado) podem entrar a qualquer momento nas contas do selecionador.

Na frente, André Silva e Bernardo Silva parecem intocáveis, com Bruma, Rafa e Gonçalo Guedes a lutarem pela única vaga disponível.

Portugal já teve pé e meio na fase final da Liga das Nações, mas um golo de Biraghi nos descontos deu a vitória à Itália na Polónia (1-0) e manteve os transalpinos na luta pelo apuramento.

A Itália, agora comandada por Roberto Mancini, tenta recuperar o estatuto de 'tubarão' do futebol mundial, depois de falhado o apuramento para o Campeonato do Mundo, algo que não sucedia há mais de 60 anos.

Sem nomes sonantes como no passado, a 'squadra azzurra' tem que vencer Portugal e esperar por um desaire da seleção lusa perante a Polónia, três dias depois, em Guimarães, no encontro que encerra o grupo.

O encontro de sábado está agendado para as 20:45 (19:45 de Lisboa) e terá arbitragem do holandês Danny Makkelie.

LG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".