Mau tempo no norte de Espanha causa estragos significativos na costa

| Norte
Porto Canal / Agências

Madrid, 06 fev (Lusa) -- O temporal, com forte vento e ondulação, que tem afetado o norte da Península Ibérica já causou importantes estragos materiais na orla costeira, da Galiza ao País Basco, e o desvio de vários aviões.

A chegada de uma nova tempestade proveniente do Atlântico desencadeou a emissão de alertas em 35 províncias, devido a forte vento e ondulação, com rajadas de 120 quilómetros horários e ondas de sete metros, com especial incidência na Galiza, no litoral cantábrico, na meseta norte e nos Pirenéus.

Nos 16 portos das Astúrias, os estragos estão estimados em mais de 5,4 milhões de euros, informou hoje a conselheira para o Fomento, Belén Fernández, no parlamento asturiano.

Entre os maiores estragos estão o desaparecimento de 50 metros de dique no porto de Cudillero, a destruição do Museu da Lula Gigante, em Luarca, e o afundamento de 19 embarcações em Candás, a que se podem ainda acrescentar os vários estabelecimentos de restauração no litoral.

Na próxima semana, o estado do tempo deve ser similar, com a passagem sucessiva de várias frentes, associadas a tempestades provenientes do Atlântico, que vão trazer fortes chuvadas, especialmente na Galiza.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.