E-toupeira: Arguido Júlio Loureiro acredita que não vai a julgamento

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 nov (Lusa) - O escrivão e ex-observador de árbitros Júlio Loureiro, arguido no processo 'e-toupeira', disse hoje aos jornalistas à saída do tribunal que a sua audição "correu bem" e que está certo que não vai a julgamento.

"Correu bem. Penso que agora não há nenhuma dúvida", afirmou o primeiro arguido a ser ouvido na fase de instrução do processo 'e-toupeira', que arrancou hoje pelas 14:00 no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa.

Questionado sobre se acredita que não vai a julgamento, Júlio Loureiro respondeu: "de certeza."

Por seu turno, Paulo Gomes, advogado de José Augusto, oficial de justiça e o único dos arguidos em prisão domiciliária, que desistiu de prestar declarações, levando a que ficasse sem efeito a sessão de terça-feira e que marcaria o arranque da fase instrutória, revelou aos jornalistas ter sido ele próprio a aconselhar o seu cliente a não falar nesta fase.

"Eu entendi que ele não devia falar", lançou o advogado perante as perguntas dos jornalistas. De resto, Paulo Gomes considerou que as audições de hoje (do arguido Júlio Loureiro e das três testemunhas por ele arroladas) correram "dentro da normalidade" e disse que o seu cliente "não se arrependeu" de não ter sido ouvido pela juíza de instrução criminal Ana Peres, do TCIC, realçando que poderá ainda vir a fazê-lo.

E acrescentou: "Não vou falar do que se passa lá dentro. É por isso que [as audições] são à porta fechada. Vamos esclarecer tudo cabalmente."

Já os advogados da SAD do Benfica, bem como os mandatários de Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD 'encarnada', deixaram o TCIC também por volta das 17:30 sem prestar declarações à comunicação social.

A fase de instrução do processo 'e-toupeira', requerida pelos quatro arguidos, incluindo a Benfica SAD, começou hoje no TCIC, em Lisboa.

A instrução, fase facultativa, que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue para julgamento, vai decorrer à porta fechada, com início sempre às 14:00, exceto no debate instrutório, agendado para 26 de novembro, e na leitura da decisão instrutória, sessões que serão públicas.

No Requerimento de Abertura de Instrução (RAI), a SAD do Benfica defende que a acusação do Ministério Público é infundada e que terá de cair nesta fase. O RAI assenta em três pontos essenciais, nomeadamente o desconhecimento dos factos imputados ao seu antigo assessor jurídico Paulo Gonçalves e restantes dois arguidos, ambos funcionários judiciais.

A acusação do MP considera que o presidente da Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, teve conhecimento e autorizou a entrega de benefícios aos dois funcionários judiciais, por parte de Paulo Gonçalves, a troco de informações sobre processos em segredo de justiça, envolvendo o Benfica, mas também clubes rivais.

A SAD do Benfica está acusada de 30 crimes e Paulo Gonçalves de 79 crimes. O MP acusou a SAD do Benfica de um crime de corrupção ativa, de um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de 29 crimes de falsidade informática.

DN (JGS)// VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".