Ucrânia: Ianukovich favorável a reforma constitucional em diálogo com oposição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 06 fev (Lusa) -- O presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, disse hoje que pretende fazer uma reforma constitucional, "o mais rapidamente possível" e em diálogo com a oposição.

Essa reforma deve ser conduzida "respeitando todos os procedimentos", segundo um comunicado da presidência divulgado depois de Ianukovich ter recebido em Kiev a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland.

Para o presidente ucraniano, "o diálogo e o compromisso" com a oposição são indispensáveis para pôr fim à crise política que se instalou no país há dois meses.

O comunicado refere ainda que "vão ser tomadas proximamente medidas para acelerar a libertação" de manifestantes detidos durante os recentes confrontos com a polícia em Kiev.

As manifestações de milhares de pessoas na Ucrânia iniciaram-se no final de novembro em protesto contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia.

Ianukovich vai reunir-se na sexta-feira em Sochi com o presidente russo, Vladimir Putin, cuja administração advertiu esta semana Kiev de que o prometido empréstimo de 15 mil milhões de euros pode depender das decisões a tomar pelo governo ucraniano.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.