Seis distritos sob aviso laranja devido à chuva persistente e forte

Seis distritos sob aviso laranja devido à chuva persistente e forte
| País
Porto Canal com Lusa

Os distritos da Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Portalegre vão estar este domingo sob aviso laranja a partir da manhã por se preverem períodos de chuva por vezes forte e persistente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja, o segundo mais grave, vai vigorar nos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre entre as 09:00 e as 18:00 e na Guarda e em Castelo Branco entre as 12:00 e as 21:00.

Ao aviso laranja corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo a classificação do IPMA que aconselha a população, para nestes casos, "manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A chuva persistente e por vezes forte levou o IPMA a colocar os restantes distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, praticamente durante todo o dia.

No sábado, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto para hoje.

A Proteção Civil refere que o estado do tempo em Portugal Continental está, desde sexta-feira, "influenciado por uma corrente zonal à qual está associada uma massa de ar tropical, muito húmida, que é responsável por precipitação persistente, e por vezes forte".

Hoje, aproxima-se "um vale nos níveis altos da troposfera, em processo de cavamento", que poderá originar uma atmosfera instável, essencialmente nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde poderão ocorrer eventuais trovoadas, explicava a ANPC.

A Autoridade está a acompanhar as bacias do Cavado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Ribeiras do Oeste devido à chuva.

Para hoje o IPMA prevê então períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte, em especial no litoral Norte, região Centro e Alentejo. Haverá possibilidade de trovoada na região Sul a partir da tarde.

A queda de neve é igualmente esperada no final do dia nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento soprará mais forte no litoral Norte e Centro, até final da manhã, e no litoral Sul a partir do início da tarde.

É ainda aguardada uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.