Autarca de Esposende garante que as torres de Ofir "não estão em causa" neste momento

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 06 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, garantiu hoje que "neste momento, não está em causa a ruína" das três torres de Ofir, mas sublinhou que a situação será alvo de uma "avaliação permanente".

"Neste momento, pelas análises técnicas que me chegaram à mão, não está em causa a ruína destes três edifícios", referiu o autarca.

Acrescentou que as três torres têm, no total, cerca de 200 apartamentos, dos quais apenas uma dúzia é habitada em regime de permanência.

Neste momento, ainda segundo Benjamim Pereira, não se coloca a questão da evacuação das torres, mas haverá uma "avaliação permanente" da situação para a tomada de medidas de acordo com a evolução do estado do mar.

"Não será difícil, caso venha a ser necessário, colocar noutro local [as pessoas que vivem nas torres]", disse.

Também hoje, o vereador da proteção Civil na Câmara de Esposende, Maranhão Peixoto, alertou que o avanço do mar está a colocar "em sério risco" aquelas torres.

Maranhão Peixoto disse que as torres, cada uma com 13 andares, já têm a água a "um metro e meio, dois metros",

O mesmo responsável acrescentou que no fim de semana, por precaução, já foi vedado o acesso ao parque de estacionamento à superfície da torre mais a norte.

"Se o mar continuar a avançar com esta ferocidade, as torres correm sério risco", acrescentou.

A demolição daquelas torres já chegou a ser aventada, na altura em que o ministro do Ambiente era José Sócrates, mas nunca avançou.

Hoje, o presidente da Câmara de Esposende admitiu que essa "não é uma prioridade", face à situação económica do país.

O autarca disse que o local será alvo de uma intervenção no âmbito do Polis Litoral Norte, para conter o avanço do mar.

Celeste Costa, que trabalha num café instalado no rés-do-chão de umas das torres, disse à Lusa que nunca viu o mar tão perto das construções.

"Tem-se aproximado muito, muito mesmo. Nunca o vi tão perto", referiu.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.