Web Summit: Diretor dos democratas diz que sistema eleitoral americano está "ultrapassado"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 nov (Lusa) - Raffi Krikorian, diretor de tecnologia do Comité Nacional Democrata (CND) do Partido Democrata, dos Estados Unidos da América, defendeu hoje, na Web Summit, em Lisboa, uma reformulação do sistema de votação americano.

"O nosso sistema de votação é inadequado e está completamente ultrapassado. Tenho a convicção de que temos de repensar completamente o modo como fazemos eleições, pois não podemos continuar num modelo em que cada Estado vota à sua maneira."

Raffi Krikorian, que revelou que a estrutura que lidera trabalha diária e incessantemente para identificar falhas no sistema eleitoral norte americano, relembrou que todas as agências de segurança provaram que as eleições presidenciais de 2016 tiveram interferência russa e garantiu que o Partido Democrata está a desenvolver todos os esforços para identificar potenciais ameaças no ato eleitoral marcado para 2020.

"Não queremos que esse tipo de suspeitas sejam o foco das eleições de 2020, mas estamos sempre, e ativamente, à procura da próxima ameaça, venha ela da Rússia ou de outro destino. Estamos em vigilância constante, é uma tarefa dantesca."

Nos Estados Unidos, o Partido Democrata é a estrutura partidária que mais investe em investigação na área tecnológica e de deteção de fraude. O diretor de tecnologia do CND revelou que no partido está a ser desenvolvido um sistema de envio de mensagens encriptadas para que os deputados possam comunicar em segurança e confirmou a disponibilidade do departamento que lidera para receber todas as denuncias de irregularidades.

"Se queremos encontrar as vulnerabilidades do sistema precisamos de todos, inclusive de 'hackers' que testem soluções e resolvam problemas. A tecnologia não garante 100% de segurança, por isso temos também de apostar na educação das pessoas", reforçou.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer até 2028 na Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Nesta terceira edição do evento em Portugal, que termina hoje, são esperados cerca de 70 mil participantes de mais de 170 países.

BYD // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.