Caminha satisfeito após reunião com Governo sobre Plano da Orla Costeira

| Política
Porto Canal com Lusa

Caminha, Viana do Castelo, 07 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Caminha disse hoje à Lusa ter saído "satisfeito" da reunião realizada no Ministério do Ambiente que envolveu os municípios abrangidos pelo novo Plano da Orla Costeira, mas apelou ao bom senso em questões "estruturantes".

O autarca socialista adiantou que "uma das duas questões estruturantes" que colocou em cima da mesa, na reunião com o ministro João Pedro Matos Fernandes, ficou "salvaguardada", referindo-se "à proteção da costa contra a construção abusiva e à preservação das praias e da paisagem".

Miguel Alves, que falava à Lusa no final de uma reunião no Ministério do Ambiente, em que autarcas dos vários municípios abrangidos pelo novo plano deram conta à tutela das suas críticas ao documento, acrescentou ter apelado ao bom senso relativamente "à colmatação de espaços vazios na malha urbana e a adaptação do edificado".

"Esta questão estruturante motivou o voto contra do município porque atingia fortemente a zona da ponte da linha do comboio em Vila Praia de Ancora", sustentou.

O autarca afirmou que o ministro "avançou com uma proposta que vai ao encontro do pensamento do município e que vai ser burilada ao longo do prazo da discussão pública em curso".

"O debate hoje realizado permitiu que a proposta de Plano da Orla Costeira entre Caminha e Espinho, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tenha evoluído, tendo Caminha ficado satisfeita com essa evolução", frisou.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo remeteu esclarecimentos sobre a reunião de hoje para o ministro do Ambiente e para o representante dos municípios, o presidente da Câmara de Espinho.

O novo Plano da Orla Costeira entre Caminha e Espinho, no qual é proposta a destruição de 34 edifícios, entre eles o Edifício Transparente no Porto, entra em discussão pública na segunda-feira e por um período de 30 dias.

O novo Plano limita, e em muitas zonas até proíbe, a construção de habitações em frente ao mar e preconiza o recuo planeado de 14 aglomerados, dos quais 12 estão em "áreas críticas" mais expostas a fenómenos extremos e ao risco de erosão e de inundações.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".