Governo moçambicano diz que ataques armados estão controlados no norte do país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 07 nov (Lusa) - O ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, Joaquim Veríssimo, considerou hoje controlada a situação de segurança nos distritos do norte do país que têm sido alvo de ataques armados desde outubro do ano passado.

"A situação atual da ordem e segurança pública no distrito de Mocímboa da Praia, Palma, Macomia e Nangade está controlada", declarou Joaquim Veríssimo, respondendo na Assembleia da República a uma pergunta do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, sobre a situação no norte do país.

Veríssimo assinalou que as pessoas e bens circulam livremente, as instituições públicas e privadas estão a funcionar normalmente e os direitos e liberdades fundamentais são respeitados.

O ministro dos Assuntos Constitucionais e Religiosos descreveu como "malfeitores" os autores dos ataques, considerando que têm tido uma resposta à altura das Forças de Defesa e Segurança e das instituições de justiça.

"As Forças de Defesa e Segurança têm vindo a levar a cabo ações de perseguição e detenção dos malfeitores", declarou.

Joaquim Veríssimo assinalou que 189 pessoas suspeitas de participação nos ataques estão a ser julgadas pelo Tribunal Judicial da Província de Maputo.

Segundo dados oficiais, pelo menos 90 pessoas, entre civis e elementos das forças de defesa e segurança, já morreram desde que se iniciaram os ataques, há um ano.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.