EUA: Florida aprova lei que permite o voto a quase 1,5 milhões de ex-reclusos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Miami, Estados Unidos, 07 nov (Lusa) - Os eleitores da Florida aprovaram uma emenda a uma lei que vai permitir o voto a quase um milhão e meio de ex-reclusos norte-americanos que cumpriram penas naquele estado.

A emenda automaticamente restaura o direito de voto para aqueles que cumpriram as suas penas de prisão e que não foram condenados por homicídio ou crimes sexuais.

O texto foi aprovado por 64,38% dos eleitores, segundo dados oficiais.

Atualmente, essas pessoas tinham de esperar pelo menos cinco anos após cumprir a sentença para poder reivindicar seu direito de voto, que ultimamente seria decidido pelo governador do estado.

A Florida é o estado com a maior população de adultos presos. Mais de um em cada cinco afro-americanos na Florida não podia votar.

A votação da alteração da emenda esta terça-feira significa que quase 1,5 milhão de pessoas poderão votar nas próximas eleições presidenciais de 2020.

A emenda foi aprovada no dia em que os norte-americanos foram chamados às urnas para votar nas eleições intercalares, nas quais está em jogo a real base de apoio do Partido Republicano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, num ato em que são escolhidos congressistas, senadores e governadores em 36 estados.

MIM // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial