Guterres condena sequestro nos Camarões e pede libertação imediata de 82 reféns

| Política
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 06 nov (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou hoje o sequestro de 79 alunos e três funcionários de uma escola presbiteriana na região anglófona dos Camarões, apelando a uma libertação imediata.

Guterres sublinhou que "não há justificação para estes crimes contra civis, em particular, menores", segundo o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Stephane Dujarric.

O porta-voz acrescentou que o secretário-geral da ONU reiterou a necessidade de uma solução pacífica para a crise nas regiões noroeste e sudoeste dos Camarões, nomeadamente "através de um processo de diálogo inclusivo" e para o qual as Nações Unidas estão "prontas a ajudar".

Um vídeo divulgado hoje atribuía a responsabilidade do sequestro ao grupo separatista pela independência do Estado de Ambazonia, os "Amba Boys" (Rapazes de Amba).

Durante o dia, um alegado comunicado da Comissão de Políticas Internacionais da Ambazonia (AIPC, em inglês), reclamou que o vídeo é falso, e que os atos foram cometidos a mando do "regime ditatorial de Paul Biya", Presidente do país.

Também o autointitulado secretário-geral das Comunicações da Ambazonia, Chris Anu, negou que o vídeo fosse verdadeiro.

"Esses rapazes que raptaram os alunos não são 'Amba Boys' ou das nossas forças de restauração. 'Amba Boys' não raptam alunos, não atacam alunos, escolas ou funcionários", disse Anu.

A chamada crise anglófona nos Camarões começou em 2016, com protestos pacíficos para um uso mais igualitário do inglês em tribunas e centros educativos nas regiões anglófonas do noroeste e sudoeste.

A forte repressão pelo Governo camaronês levou à eventual criação de grupos armados, no final de 2017.

No último ano, centenas de pessoas morreram devido a ataques violentos e confrontos entre as Forças Armadas e as milícias separatistas, com várias instituições - incluindo escolas - a serem invadidas.

Em setembro, durante o início do período escolar 2018-2019, seis alunas e o diretor de uma escola foram sequestrados na região anglófona dos Camarões, com um outro diretor a ser assassinado.

JYO // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".