Trabalhadores da IP concentram-se em frente ao Conselho de Ministros no dia 15

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 nov (Lusa) -- Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) marcaram para o próximo dia 15 de novembro uma concentração em frente ao Conselho de Ministros e não excluem voltar à greve em dezembro.

Em comunicado, publicado no site da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), as organizações de trabalhadores da IP -- Sindicatos e Comissão de Trabalhadores - deram conta das conclusões de uma reunião que teve lugar hoje em Lisboa.

As entidades resolveram "endereçar uma carta ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, a solicitar uma reunião e a desafiar para que dê instruções no sentido de todo o empenho para que, até ao final deste mês de novembro, se conclua a negociação de todas as cláusulas do ACT [acordo coletivo de trabalho] -- clausulado geral -- para se passar posteriormente à negociação do RC [regulamento de carreiras]".

Além disso, as entidades decidiram "realizar uma concentração das estruturas de trabalhadores em frente ao Conselho de Ministros, no próximo dia 15 de novembro" bem como de "19 a 25 de novembro, organizar um semana de agitação e luta com a ostentação e difusão de um autocolante alusivo à luta e com a realização de dois plenários possíveis sob direção da CT [Comissão de Trabalhadores]".

Na reunião, as organizações agendaram ainda, para a última semana deste mês, "outras ações que se venham a justificar, se o processo de negociação não tiver novidades".

Por fim, segundo o mesmo comunicado, as entidades equacionam, "caso não haja desenvolvimento do processo negocial, voltar a formas de luta na forma de greve na primeira semana de dezembro, em moldes a anunciar brevemente".

O comunicado foi assinado por 15 organizações.

Os trabalhadores levaram a cabo uma paralisação nacional em 31 de outubro para exigirem que a administração da IP e o Governo concretizem o acordo coletivo de trabalho e cheguem a acordo sobre um regulamento de carreiras.

ALYN (PL/JNM/DF) // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.