Comité para Jubileu da Dívida diz que Moçambique paga centenas de milhões a mais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 06 nov (Lusa) - O economista-chefe da Organização Não Governamental (ONG) Comité para o Jubileu da Dívida (CJD) disse que o acordo sobre a dívida em Moçambique pode custar "centenas de milhões de dólares" a mais do que o empréstimo original.

"O povo de Moçambique não devia ter de pagar estas dívidas injustas", disse Tim Jones à Lusa, acrescentando que "os empréstimos que foram originalmente concedidos foram dados sem o acordo do Parlamento de Moçambique, a uma empresa sem receitas, e não beneficiaram os moçambicanos".

Além disso, acentuou, "ao abrigo do acordo [hoje anunciado em Maputo] os moçambicanos podem acabar por ter de pagar mais centenas de milhões de dólares do que o montante que foi originalmente emprestado".

O CJD defende que devem ser os bancos a assumir a incapacidade financeira de Moçambique honrar os compromissos assumidos pelas duas empresas estatais e avalizados pelo Estado, uma vez que, por um lado, não foram feitas as diligências necessárias para aferir da capacidade financeira da entidade que recebeu as verbas e, por outro, o Parlamento não ratificou os empréstimos.

O Governo de Moçambique anunciou hoje ter chegado a acordo com os detentores da dívida pública moçambicana, retomando os pagamentos em 2019 e entregando 5% das receitas fiscais do gás natural até 2033.

"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique comunica que chegou a acordo de princípios sobre os principais termos comerciais para a reestruturação proposta dos títulos da dívida", anunciou o Governo no site do Ministério das Finanças.

O acordo de princípio prevê a troca dos atuais títulos por uma nova emissão de dívida soberana, no valor de 900 milhões de dólares, e por um instrumento de valorização, que na prática reserva 5% das receitas fiscais provenientes do gás natural nas áreas 1 e 4, até ao limite de 500 milhões de dólares.

"O acordo de princípio alcançado pelas partes, e o apoio dos detentores dos títulos para a reestruturação da dívida, está condicionado ao acordo entre as partes sobre a documentação mutuamente satisfatória definindo os termos detalhados da reestruturação, incluindo a implementação, e a obtenção pelo ministério de todas as aprovações parlamentares e governamentais necessárias em Moçambique", acrescenta-se no comunicado.

"A reestruturação será provavelmente implementada por meio de uma solicitação de consentimento e oferta para a troca de títulos, que será lançada pelo Ministério assim que possível, provavelmente no início de 2019", acrescenta o texto.

Assim, os detentores de títulos de dívida pública no valor de 725 milhões de dólares serão "convidados a trocar os títulos existentes por dois novos instrumentos representativos de obrigações seniores não garantidas da República de Moçambique", sendo o primeiro uma nova emissão de títulos de dívida e o segundo "uma série de instrumentos de valorização ('VRIs'), associados às receitas fiscais dos projetos de gás da Área 1 e Área 4 em Moçambique".

Os novos títulos, explica-se no comunicado, terão um valor nominal de 900 milhões de dólares, com maturidade a 30 de setembro de 2033 e um cupão de 5,875%, "considerando a taxa de 4,0% seja paga em dinheiro e 1,875% pagável através de capitalização até (e incluindo em) 30/09/2023, com 5,875% pagáveis em dinheiro posteriormente".

O primeiro pagamento dos juros semestrais ocorrerá já em março de 2019, e depois novamente em setembro, e o capital será pago em cinco parcelas anuais iguais, de 2029 a 2033.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.