Agência espacial europeia lança na quarta-feira último de três satélites meteorológicos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 nov (Lusa) - A agência espacial europeia ESA lança, na quarta-feira, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".

O lançamento, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, está previsto para as 00:47 (hora de Lisboa), sendo que o primeiro sinal do satélite é esperado ao fim de 52 minutos.

O "MetOp-C" irá fazer observações da atmosfera da Terra, dos oceanos e continentes, 'viajando' a uma altitude de cerca de 800 quilómetros, na órbita baixa terrestre.

O funcionamento deste satélite, tal como o dos dois que o precederam, será gerido pela Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos (Eumetsat), que fará o processamento e a distribuição dos dados a serem usados nas previsões do estado do tempo.

O "MetOp-A" e o "MetOp-B" foram lançados em 2006 e 2012, respetivamente, permitindo reduzir em 27% o erro nas previsões meteorológicas diárias, segundo estudos citados pela ESA.

Portugal faz parte da Eumetsat através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

ER // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.