PS questiona Ministro do Ambiente sobre exploração de caulinos em Cantanhede

| Norte
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 06 fev (Lusa) - Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra questionaram o ministro do Ambiente sobre a anunciada exploração de caulinos no concelho de Cantanhede, inquirindo, entre outros pontos, sobre a avaliação das reclamações apresentadas pelas autarquias.

No texto, a que a agência Lusa teve hoje acesso, assinado por Mário Ruivo, João Portugal e Rui Duarte, é alegado que as explorações de caulinos "implicam impactos diversos, muito especialmente sobre o ambiente e a saúde pública, os quais devem ser devidamente acautelados em sede de avaliação prévia ao seu licenciamento".

No caso específico de Cantanhede, os deputados socialistas apontam a situação das áreas do Pinhal das Almas e Fonte da Areia, "atenta a possível contaminação da nascente dos Olhos de Fervença", que abastece uma população de mais de 60 mil habitantes.

Para além de quererem ser informados sobre a avaliação feita às reclamações das autarquias - o município de Cantanhede deu parecer negativo, em janeiro, por considerar que a exploração é suscetível de causar "impactos negativos irremediáveis" - os deputados do PS querem saber que procedimentos de avaliação ambiental foram desenvolvidos pelas autoridades competentes.

O texto, entregue na Assembleia da República, dirigido ao ministro Jorge Moreira da Silva, questiona ainda sobre quando se prevê ser divulgado o resultado do inquérito público subjacente aos avisos de pedidos de exploração publicados pela Direção-Geral de Geologia e Minas.

"Entende esse Ministério estarem acautelados os mecanismos adequados visando minimizar os efeitos negativos que, previsivelmente, a atividade das explorações irá provocar no território do concelho de Cantanhede, e, muito especialmente, para a saúde das suas populações?", questionam, igualmente, os deputados do PS.

Adiantam se foram "devidamente ponderadas e avaliadas" as consequências da exploração de caulinos para a qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

Por último, perguntam, "sem prejuízo da ponderação técnica, que "resposta política" irá o Ministério do Ambiente dar às populações" que contestam a exploração dos caulinos.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.