Tesouro espanhol coloca 5.590 ME a 3 e 5 anos, com juros mais baixos de sempre

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 06 fev (Lusa) - O Tesouro Público espanhol colocou hoje 5.590 milhões de euros a três e cinco anos, com os juros mais baixos de sempre, na primeira operação em fevereiro e depois do êxito das primeiras emissões do ano.

Em concreto colocou 2.304 milhões de euros a três anos, com juros médios de 1,561%, abaixo dos 1,595% de janeiro.

Colocou ainda 3.286 milhões de euros a cinco anos com juros médios de 2,254%, abaixo dos 2,382% do leilão equivalente de janeiro.

No prazo menor a procura superou em duas vezes a oferta e a cinco anos a procura foi 1,7 vezes superior à oferta.

O objetivo do Tesouro foi continuar a capitalizar na boa situação dos mercados da dívida, com o risco - medido pelo diferencial entre os títulos espanhóis e alemães a 10 anos - a cair para os 210 pontos básicos e os juros a 10 anos a rondar os 3,7%.

Em janeiro os leilões destacaram-se pela queda de juros em todos os prazos e pela elevada procura, tanto a curto como a médio prazo.

O Tesouro realizou no mês passado a maior emissão sindicada da sua história, colocando 10 mil milhões de euros.

Desde o início do ano e excluindo a operação de hoje o Tesouro espanhol colocou 22.096 milhões de euros no seu programa de financiamento a médio e longo prazo.

Esse valor corresponde a 16,6% do objetivo fixado para este ano, de 133.300 milhões de euros.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.