HRW acusa segurança iraquiana de deter ilegalemnte e torturar mulheres

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 6 fev (Lusa) -- As forças de segurança iraquianas detêm de forma ilegal milhares de mulheres que, em muitos casos, são torturadas e obrigadas a confissões forçadas, denunciou hoje a Human Rights Watch.

A organização, que elaborou o documento "Ninguém está a salvo: Abusos sobre mulheres no sistema judicial penal do Iraque", refere também que milhares de mulheres passam meses ou anos em prisão sem acusação ou serem presentes a um juiz.

A grande maioria das 4.200 mulheres detidas em instalações do Ministério do Interior ou da Defesa pertencem à minoria sunita -- que assegura ser discriminada pela maioria xiita -, mas os abusos atingem todos os credos e classes da sociedade iraquiana de acordo com o documento da Human Rights Watch.

Para a Human Rights Watch, o sistema judicial permite estes abusos.

O relatório foi elaborado a partir de 27 reclusas, suas famílias e advogados além de reuniões com altos dirigentes dos Ministérios da Justiça, Interior, Defesa e Direitos Humanos.

Muitas mulheres dizem ter sido maltratadas e até violadas para fazerem declarações e confissões que nem sequer puderam ler e em muitos casos as mulheres são interrogadas sobre as atividades de familiares e não por alegados crimes cometidos.

"As forças de segurança iraquianas atuam como se abusar brutalmente das mulheres fosse o meio de tornar o país mais seguro", acusou Joe Stork, subdiretor da organização para o Médio Oriente e Norte de África.

Por outro lado a Human Rights Watch alertou que até agora não foi cumprida a promessa do primeiro-ministro Nuri al Maliki, feita há um ano, de reformar o sistema judicial.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.