Vento e neve dificultam regresso dos chineses ao trabalho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 06 fev (Lusa) -- O temporal de vento e neve no centro e este da China está a complicar a operação de regresso dos milhões de cidadãos chineses que voltam ao trabalho hoje e amanhã depois das festividades do Ano Novo Lunar.

O Ano Novo Lunar, ou Ano Novo chinês, é a maior e mais importante festa da cultura chinesa, pode associar-se à importância do natal no mundo ocidental e gera anualmente o maior movimento migratório mundial com o regresso dos operários chineses às terras de origem onde se juntam às suas famílias.

O Centro Meteorológico Nacional ativou hoje o alerta amarelo -- o segundo mais grave -- perante as tempestades de neve que, pelo segundo dia consecutivo, afetam as províncias centrais de Henan, Hubei e Anhui, e oriental de Jiangsu.

O mesmo departamento alertou que a neve acumulada poderá atingir os 20 centímetros de altura nas ruas, o que pode gerar gelo nas estradas.

O início do mau tempo coincidiu com o último dia da festividade, na quarta-feira, quando dezenas de milhões de pessoas começaram o percurso de regresso, sobretudo de comboio e estrada, para as cidades onde trabalham.

Só na quarta-feira foram registadas 7,4 milhões de viagens de comboio, um novo recorde no país como confirmou a televisão estatal chinesa ao alertar para o encerramento temporário de dezenas de estradas.

As previsões meteorológicas apontam também para o primeiro nevão do ano em Pequim, depois de mais de 107 dias sem precipitação na capital chinesa.

Durante o festival da Primavera, outras das designações do Ano Novo Lunar, que se prolonga por 40 dias, estimam-se que tenham viajado 3.620 milhões de pessoas de avião, comboio, barco e autocarro, apontam os números oficiais.

A festividade é o único período do ano em que os cidadãos chineses podem regressar aos locais de origem devido às grandes distâncias que muitas vezes terão de percorrer no regresso a casa e á concentração das férias em dois períodos: o Ano Novo e o Dia Nacional, em outubro.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.