Trabalhadores da "Eurest" no hospital de Penafiel cumprem dia de greve

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 40 trabalhadores da empresa "Eurest", concessionária do serviço de refeições do Hospital Padre Américo, em Penafiel, estão esta terça-feira em greve, em protesto pela falta de pagamento dos feriados e trabalho noturno.

Atualizado 31-10-2018 13:33

Francisco Figueiredo, presidente do Sindicato de Hotelaria do Norte, disse à Lusa que a greve acontece exclusivamente naquela unidade hospitalar e teve uma adesão de "praticamente 100%, estando apenas garantidos os serviços mínimos”.

Ainda segundo o dirigente, o principal impacto do protesto de hoje é nas refeições dos médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do hospital.

Os funcionários da "Eurest" concentraram-se na manhã de hoje junto à entrada principal do hospital, exibindo cartazes a reivindicar melhores salários, o pagamento dos feriados e o "respeito pelos trabalhadores".

O dirigente sindical revelou que a empresa "se recusa a pagar os feriados e o trabalho noturno, como manda a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)".

"A empresa foi condenada em tribunal a pagar os feriados a 200% e não está a cumprir", indicou, sublinhando que a reivindicação ocorre desde 2012 e envolve várias entidades onde a empresa presta serviço.

Outra reivindicação, disse, é o aumento do aumento dos salários e a situação precária de mais de 20 trabalhadores.

Francisco Figueiredo avançou, por outro lado, que se está a trabalhar para tentar rever o contrato coletivo de trabalho, admitindo que "a luta tem resolvido alguns problemas", mas naquele hospital "teima em não se resolver".

"Há um clima de pressão sobre os trabalhadores", concluiu.

Contactada pela Lusa, fonte da concessionária do serviço de cantina no hospital de Penafiel disse que “a greve é um direito que assiste aos trabalhadores”, referindo não pretender fazer mais comentários.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.