Ford corta 300 empregos na Austrália onde vai suspender operações em 2016

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 06 fev (Lusa) - A Ford vai cortar a partir de junho 300 postos de trabalho na Austrália, país onde vai suspender a produção de veículos até 2016, revelou a imprensa local.

O diretor de comunicações da Ford Australia, Wes Sherwood, disse que a medida responde à decisão da empresa reduzir a produção em um terço em junho devido à quebra das encomendas.

O corte afetará os trabalhadores das fábricas de Geelong e Broadmeadows, no norte de Melbourne.

Em maio do ano passado, a Ford anunciou que deixará de produzir veículos na Austrália em outubro de 2016, o que supõe a perda de 1.200 postos de trabalho disponíveis nas suas fábricas.

O setor automóvel australiano, que recebeu ajudas milionárias do Governo, enfrenta uma crise provocada pelos altos custos de produção e pela valorização do dólar australiano.

Além da Ford, a Holden também anunciou que vai suspender a produção na Austrália em 2017 depois da Mitsubishi ter tomado a mesma decisão em 2008.

A japonesa Toyota será, a partir de 2017, o único fabricante de veículos a operar na Austrália.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.