14.ª mulher executada nos EUA desde 1976

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 06 fev (Lusa) -- O estado norte-americano do Texas executou quarta-feira Suzanne Basso, condenada por homicídio em 1998, a 14.ª mulher a quem os Estados Unidos aplicam a pena de morte desde que em 1976 retomaram prática.

Suzanne Basso, 59 anos, foi declarada morta às 18:26 locais (00:26 de hoje em Lisboa), depois de lhe ter sido administrada a injeção letal em Huntsville, no Texas.

As mulheres nos Estados Unidos representam apenas 2,1% do total de pessoas que esperam no corredor da morte do país e 1% do total de execuções, referem dados estatísticos do Centro de Informação da Pena de Morte.

Suzanne Basso foi condenada à pena capital pela morte em 1998 de Louis "buddy" Musso, de 59 anos, um homem de Nova Jérsia com problemas mentais que viajou para o Texas persuadido pela própria Basso que lhe tinha prometido casar.

O corpo de Musso foi encontrado nos arredores de Houston, também no Texas, com marcas de maus-tratos.

Suzanne Basso não atuou sozinha e aproveitou-se das apólices de seguro e dos benefícios da Segurança Social da vítima.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.