Polícia dispersa manifestantes na capital da Turquia com gás lacrimogénio

Polícia dispersa manifestantes na capital da Turquia com gás lacrimogénio
| Mundo
Porto Canal

A polícia turca lançou hoje gás lacrimogéneo sobre os manifestantes que se encontravam no centro de Ancara, capital da Turquia, a protestar contra as políticas do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com a agência de notícias AFP, a polícia investiu sobre os manifestantes que estavam concentrados na rua Tunali Hilmi, que tem sido poupada a este tipo de intervenções desde que eclodiram, a 31 de maio.

Proprietários de restaurantes e os seus clientes foram forçados a fechar-se dentro das casas para escaparem ao gás lacrimogéneo nesta terceira noite consecutiva de protestos com confrontos entre a polícia e os manifestantes.

A maioria dos manifestantes fugiu a seguir à intervenção da polícia.

No entanto, ao fim da tarde de hoje, um porta-voz do Governo da Turquia disse aos jornalistas que o primeiro-ministro turco vai reunir-se na quarta-feira com representantes dos manifestantes que exigem há onze dias a sua demissão.

"O nosso primeiro-ministro marcou um encontro para quarta-feira com alguns dos grupos que organizam estas manifestações. Irá reunir-se com outros noutra altura", disse o vice-primeiro-ministro, Bülent Arinç.

O responsável do Governo comunicou o encontro aos jornalistas no final de uma reunião do conselho de ministros.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.