Portugal/Brasil: Governos pedem eleições "livres e justas" na Guiné-Bissau

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) -- Portugal e Brasil apelaram hoje ao fim do conflito na Síria e acolheram com satisfação a formação de um governo "inclusivo" na Guiné-Bissau que deve promover eleições e subordinar os militares ao poder civil.

A Declaração Conjunta da XI Cimeira Portugal-Brasil, no final do encontro entre o primeiro-ministro português e a chefe de Estado brasileira hoje em Lisboa, formula votos para que o governo da Guiné-Bissau "se concentre na preparação de eleições gerais livres, justas e transparentes até ao final do período de transição contribuindo para a restauração da ordem constitucional e democrática na Guiné-Bissau e para a uma solução consensual e sustentável para instabilidade que tem vindo a afetar o país".

Os dois países, sublinharam ainda a importância da subordinação dos militares guineenses ao poder civil e a "luta" contra a impunidade e respeito pelos Direitos Humanos.

Portugal e Brasil assinalaram também a intenção de reforçar a cooperação bilateral em matéria de combate ao narcotráfico na África Ocidental e na Guiné-Bissau em particular.

Dilma Rousseff e Pedro Passos Coelho que estiveram reunidos na residência oficial do primeiro-ministro português em S. Bento, Lisboa, demonstraram ainda preocupação sobre o conflito na Síria e apelaram ao fim dos combates.

"Os dois mandatários condenaram de modo inequívoco toda a violência na Síria e apelaram a que todas as partes do conflito, em particular o governo sírio, cessem de imediato todas as formas de violação e abuso dos direitos humanos e do direito internacional humanitário", indica a Declaração Conjunta da Cimeira Portugal-Brasil.

"O Brasil e Portugal mantêm-se comprometidos com uma resolução política do conflito, contribuindo, também para a estabilidade na região", pode ler-se no texto.

Deste modo, Portugal e Brasil sublinharam a "preocupação face à crescente militarização do conflito, destacaram os riscos de proliferação de armas na região, salientando a importância do não-agravamento do conflito" e enfatizam o apoio à convocação de uma conferência internacional tendo por base a iniciativa do Grupo de Ação de Genebra em 2012 e reiteram o apoio ao representante especial conjunto das Nações Unidas e da Liga dos Estados Árabes para a Síria, Lakhdar Brahimi.

PSP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.