Bragança Fernandes quer "casa cheia" na Maia Cidade Europeia do Desporto 2014

| Desporto
Porto Canal / Agências

Maia, 06 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, espera "casa cheia" no sábado na abertura da Cidade Europeia do Desporto 2014, iniciativa que decorre durante o ano e pretende "alegrar um povo que anda triste".

Com quase 200 eventos já agendados, dos quais 92 de âmbito nacional e 64 de âmbito internacional, a Maia Cidade Europeia do Desporto, já considerado evento de utilidade pública pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, espera movimentar mais de 100 mil atletas.

"É um acontecimento único para Portugal, a exemplo do ano passado em Guimarães, e a escolha da Maia para Cidade Europeia do Desporto só foi possível pelos eventos que realiza, pelos equipamentos que possui, pelas associações do concelho e pela orgânica desportiva", disse à agência Lusa o autarca.

Bragança Fernandes destacou que a Maia possui mais de 80 equipamentos desportivos, nos quais se podem praticar praticamente todas as modalidades, e há por dia cerca de 13 mil pessoas a fazer desporto nas instalações municipais, dos quais quatro mil são jovens.

De entre as iniciativas agendadas para 2014, Bragança Fernandes destacou a passagem da Volta a Portugal em bicicleta, a reabilitação da pista de tartan do Estádio Vieira de Carvalho, com apoios estatais, e a promoção de conferências, eventos e homenagens várias.

"Vamos trazer à Maia a Volta a Portugal em bicicleta, vários acontecimentos internacionais de, entre outros, futebol, futsal, voleibol e andebol, reuniões do Comité Olímpico e vamos promover conferências e homenagear entidades públicas, treinadores e atletas", explicou.

Estas dezenas de iniciativas vão decorrer ao longo do ano, sempre envolvendo as coletividades do concelho, e "sem aumento significativo de custos para a autarquia, dado que são eventos, à exceção, por exemplo da Volta a Portugal, que já estavam orçamentados.

"Todos gostam de ver a Volta a Portugal. O ciclismo é um desporto popular e para as multidões, que a Maia, pelo estatuto que tem na modalidade, que viu nascer vários campeões e teve uma equipa vencedora, vive intensamente", adiantou Bragança Fernandes.

"É um começar de novo. O povo anda tão triste que nós temos de tentar, de alguma forma, o alegrar, trazendo coisas para a rua, para assistir e ficar mais satisfeito", justificou o autarca.

Bragança Fernandes revelou ainda que a abertura da Maia Cidade Europeia do Desporto, a ter lugar pelas 21:00 horas de sábado, no Complexo Municipal de Ténis, vai ser feita com "a prata da casa".

"Todo o espetáculo, à exceção da parte logística, vai ser realizado com os atletas das nossas coletividades e associações. Estou grato às nossas coletividades, que são o pulsar do concelho. Nós tratámos bem delas e elas também nos tratam bem", concluiu.

APS // JP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.