Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Congresso de Veterinários junta mais de 3 mil profissionais no Europarque da Feira

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Redação, 05 fev (Lusa) - Cerca de três mil profissionais participam no sábado e no domingo, em Santa Maria da Feira, no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro, onde serão debatidos temas como diabetes, doenças renais, fobias e transtornos compulsivos relacionados com animais de companhia.

A organização do congresso salienta a presença de especialistas estrangeiros, oriundos de países como Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos, Itália e Angola.

"Este fator demonstra que o evento é reconhecido como parte da formação profissional e do avanço do conhecimento científico da área em Portugal, para além de validar a projeção internacional da classe veterinária portuguesa", refere o veterinário Luís Montenegro, responsável pela organização do encontro.

No âmbito do congresso será realizada, no domingo, uma sessão informativa dirigida à população sobre o bem-estar e psicologia animal.

A iniciativa, que decorrerá a partir das 14:00, no Europarque de Santa Maria da Feira, será gratuita e aberta a toda a população, mas limitada à participação de 120 pessoas, sendo por isso necessária inscrição através do endereço caosemsegredos@gmail.com.

Segundo Luís Montenegro, "esta sessão pretende transmitir de forma simples aspetos essenciais a ter em conta relacionados com o bem-estar, a saúde e a psicologia canina e a importância destes cuidados nos animais de companhia."

O veterinário inicia a sessão com uma palestra sobre "O bem-estar dos animais de companhia - do nascimento à velhice", seguindo-se várias apresentações, com os veterinários mais experientes na área, sobre os conceitos essenciais para mudar o comportamento dos cães, a importância dos cães na assistência social da sociedade, a psicologia canina, a comunicação eficaz com o cão e a higiene do animal.

"Consideramos de extrema importância a inclusão de uma sessão informativa aberta à população em geral, uma vez que o papel do médico veterinário consiste também em informar, sensibilizar e educar os donos para os cuidados a ter com os animais. É essencial que os interessados tenham acesso a este tipo de informação privilegiada, do que de melhor existe no nosso país, para que a possam aplicar no seu dia-a-dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tanto a si como ao seu animal", acrescentou.

PM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ambulâncias impedidas de estacionar próximo das urgências no Hospital S. João

Ambulâncias amontoadas e doentes levados de maca durante 500 metros, faça chuva ou faça sol, é o que acontece no Hospital de S. João, segundo denuncia a Federação de Bombeiros do Porto. Embora o novo parque de estacionamento esteja pronto desde o final do ano, é o antigo que continua a acolher as inúmeras ambulâncias que vão para a urgência.

Antigo gerente dos CTT de Caldas das Taipas terá desviado 337 mil euros em Certificados de Aforro

Um antigo gerente do balcão dos CTT em Caldas das Taipas, Guimarães, está a ser julgado por alegadamente ter burlado clientes em milhares de euros. O caso remonta a 2010 mas só agora está na justiça.

Ordem dos Engenheiros culpa a "falta de decisão política" pelo trânsito na VCI

A Ordem dos Engenheiros diz que falta “decisão política” para resolver o problema do trânsito no Porto, nomeadamente na VCI. O presidente da secção regional do norte da ordem, diz que existem soluções técnicas..

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.