Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Congresso de Veterinários junta mais de 3 mil profissionais no Europarque da Feira

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Redação, 05 fev (Lusa) - Cerca de três mil profissionais participam no sábado e no domingo, em Santa Maria da Feira, no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro, onde serão debatidos temas como diabetes, doenças renais, fobias e transtornos compulsivos relacionados com animais de companhia.

A organização do congresso salienta a presença de especialistas estrangeiros, oriundos de países como Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos, Itália e Angola.

"Este fator demonstra que o evento é reconhecido como parte da formação profissional e do avanço do conhecimento científico da área em Portugal, para além de validar a projeção internacional da classe veterinária portuguesa", refere o veterinário Luís Montenegro, responsável pela organização do encontro.

No âmbito do congresso será realizada, no domingo, uma sessão informativa dirigida à população sobre o bem-estar e psicologia animal.

A iniciativa, que decorrerá a partir das 14:00, no Europarque de Santa Maria da Feira, será gratuita e aberta a toda a população, mas limitada à participação de 120 pessoas, sendo por isso necessária inscrição através do endereço caosemsegredos@gmail.com.

Segundo Luís Montenegro, "esta sessão pretende transmitir de forma simples aspetos essenciais a ter em conta relacionados com o bem-estar, a saúde e a psicologia canina e a importância destes cuidados nos animais de companhia."

O veterinário inicia a sessão com uma palestra sobre "O bem-estar dos animais de companhia - do nascimento à velhice", seguindo-se várias apresentações, com os veterinários mais experientes na área, sobre os conceitos essenciais para mudar o comportamento dos cães, a importância dos cães na assistência social da sociedade, a psicologia canina, a comunicação eficaz com o cão e a higiene do animal.

"Consideramos de extrema importância a inclusão de uma sessão informativa aberta à população em geral, uma vez que o papel do médico veterinário consiste também em informar, sensibilizar e educar os donos para os cuidados a ter com os animais. É essencial que os interessados tenham acesso a este tipo de informação privilegiada, do que de melhor existe no nosso país, para que a possam aplicar no seu dia-a-dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tanto a si como ao seu animal", acrescentou.

PM // ROC

Lusa/fim

twitter facebook Google plus Whatsapp imprimir

+ notícias: Norte

Família de jovem que morreu com tumor no Hospital de Penafiel pede indemnização

A família de uma jovem que morreu com um tumor cerebral alegadamente não diagnosticado nas onze vezes que se terá deslocado à urgência do Hospital Padre Américo, Penafiel, recorreu ao tribunal administrativo para reclamar uma indemnização à unidade hospitalar.

Viticultores do Douro reclamam apoios do Estado para suportar o mau ano

Os viticultores do Douro reclamam apoios do Estado para suportar o mau ano que atravessam nas vinhas. A chuva intensa nos meses de Inverno e Primavera potenciou o aparecimento de pragas que fazem disparar os custos dos tratamentos. Pior que isso, são ainda desconhecidos os efeitos que este mau ano terá na produção de vinho.

Aviário industrial atingido por incêndio em Caminha

Um aviário industrial, que se encontrava desativado, ficou parcialmente destruído devido a um incêndio, esta terça-feira, em Vilar de Mouros, no concelho de Caminha.

 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS