Congresso de Veterinários junta mais de 3 mil profissionais no Europarque da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 fev (Lusa) - Cerca de três mil profissionais participam no sábado e no domingo, em Santa Maria da Feira, no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro, onde serão debatidos temas como diabetes, doenças renais, fobias e transtornos compulsivos relacionados com animais de companhia.

A organização do congresso salienta a presença de especialistas estrangeiros, oriundos de países como Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos, Itália e Angola.

"Este fator demonstra que o evento é reconhecido como parte da formação profissional e do avanço do conhecimento científico da área em Portugal, para além de validar a projeção internacional da classe veterinária portuguesa", refere o veterinário Luís Montenegro, responsável pela organização do encontro.

No âmbito do congresso será realizada, no domingo, uma sessão informativa dirigida à população sobre o bem-estar e psicologia animal.

A iniciativa, que decorrerá a partir das 14:00, no Europarque de Santa Maria da Feira, será gratuita e aberta a toda a população, mas limitada à participação de 120 pessoas, sendo por isso necessária inscrição através do endereço caosemsegredos@gmail.com.

Segundo Luís Montenegro, "esta sessão pretende transmitir de forma simples aspetos essenciais a ter em conta relacionados com o bem-estar, a saúde e a psicologia canina e a importância destes cuidados nos animais de companhia."

O veterinário inicia a sessão com uma palestra sobre "O bem-estar dos animais de companhia - do nascimento à velhice", seguindo-se várias apresentações, com os veterinários mais experientes na área, sobre os conceitos essenciais para mudar o comportamento dos cães, a importância dos cães na assistência social da sociedade, a psicologia canina, a comunicação eficaz com o cão e a higiene do animal.

"Consideramos de extrema importância a inclusão de uma sessão informativa aberta à população em geral, uma vez que o papel do médico veterinário consiste também em informar, sensibilizar e educar os donos para os cuidados a ter com os animais. É essencial que os interessados tenham acesso a este tipo de informação privilegiada, do que de melhor existe no nosso país, para que a possam aplicar no seu dia-a-dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tanto a si como ao seu animal", acrescentou.

PM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).