Falta de técnicos paralisa há três anos exames médicos na província angolana de Malanje

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malanje, Angola, 23 out (Lusa) - A província angolana de Malanje está sem técnicos especialistas para manusear equipamentos de ponta, como aparelhos de "raio-X, incubadoras ou de ultrassom", pelo que os meios laboratoriais estão paralisados há três anos, anunciaram hoje as autoridades.

A informação foi transmitida pelo diretor do gabinete provincial da Saúde, Avantino Sebastião, que, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, fez saber que a situação se regista em quatro centros de saúde da cidade de Malanje.

Para acudir às carências daquela província, o responsável deu a conhecer que o setor que dirige precisa de 4.900 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico, porque os atuais 1.116 "não respondem a demanda".

O diretor do gabinete provincial da Saúde de Malanje adiantou ainda estar em preparação um "plano de alocação de técnicos especializados" para os centros nesta condição, para que possam trabalhar de forma rotativa e prestarem serviços às populações.

DYAS // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.