Câmara de Gaia integra projeto internacional de luta contra planta invasora

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 23 out (Lusa) - A Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou hoje que vai integrar um projeto internacional de luta contra uma planta invasora agressiva, uma iniciativa que inclui planos de gestão da espécie e campanhas de sensibilização.

Em causa a erva-das-pampas (ou Cortaderia selloana), planta invasora agressiva com proliferação tanto em áreas naturais como em áreas que tenham mão humana.

Em comunicado, a Câmara de Gaia aponta que a Comissão Europeia aprovou o projeto LIFE+ Stop Cortaderia, cujo investimento é de 3.500.000 euros, 52% dos quais financiados pela União Europeia.

O projeto desenvolve-se ao longo de quatro anos e é uma iniciativa transnacional, com a participação de entidades portuguesas, espanholas e francesas.

Ainda de acordo com a autarquia de Gaia, distrito do Porto, as entidades envolvidas vão colaborar numa série de iniciativas de luta contra esta espécie invasora ao longo do Arco do Atlântico, desde o centro/norte do litoral português até ao sul de França.

As ações a implementar incluem o desenvolvimento de estratégias e planos de ação para gestão da espécie e campanhas de comunicação para informar e alertar os cidadãos sobre as graves ameaças associadas à expansão da espécie.

Na sua nota, a autarquia liderada pelo PS de Eduardo Vítor Rodrigues descreve que o projeto LIFE + Stop Cortaderia inclui 20 ações que vão desenvolver-se entre 2018 e 2022, estando agrupadas em quatro grupos: ações preparatórias e estudos prévios, ações diretas de eliminação e controlo da espécie invasora, monitorização e seguimento das ações de controlo, de difusão e sensibilização.

A Câmara de Gaia destaca a realização da cartografia da erva-das-pampas desde o litoral centro/norte de Portugal até à Cantábria, através de técnicas de deteção remota que permitirão ter uma imagem precisa da extensão desta espécie.

Posteriormente, esta cartografia permitirá avaliar os resultados das intervenções de controlo de erva-das-pampas, incluindo em zonas de elevada densidade (estradas, zonas industriais e mineiras e zonas periurbanas).

"Será, ainda, criada uma rede de alerta precoce e resposta rápida para detetar novos focos de invasão ao longo do Arco Atlântico e uma campanha de comunicação nos meios de comunicação social", descreve a nota camarária.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.