Itália envia polícia para fronteira francesa para evitar devolução de migrantes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 20 out (Lusa) - O ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, informou hoje que ordenou o envio da polícia para patrulhar a fronteira com a França, para evitar a devolução de migrantes ilegais a território italiano.

A decisão de Salvini ocorre um dia depois de ter denunciado uma alegada devolução de migrantes neste posto fronteiriço por parte da polícia francesa.

Salvini divulgou na sexta-feira à noite um vídeo filmado por um habitante da localidade fronteiriça de Clavière, que mostra uma viatura da polícia francesa a deixar três pessoas do lado italiano, partindo depois para França.

O ministro italiano disse na altura que "sem explicações rápidas, concretas e convincentes" da parte de Paris, consideraria o ocorrido "um ato hostil".

As autoridades locais francesas indicaram depois em comunicado que se tratou de um procedimento de não admissão na fronteira, de acordo com a prática acordada entre as duas polícias, mas, segundo Salvini, não existe nenhum acordo bilateral para este tipo de operações.

"Agora os tempos mudaram e não aceitamos que sejam devolvidos a Itália os estrangeiros detidos em território francês sem que as nossas forças da ordem possam verificar as identidades", sublinhou Salvini, que é também vice-primeiro-ministro e presidente do partido de extrema-direita Liga.

Não é a primeira vez que Salvini faz este tipo de denúncias. Na passada segunda-feira, já tinha criticado a devolução de migrantes por agentes franceses, pedindo explicações às autoridades de Paris.

As relações entre Roma e Paris tornaram-se mais tensas nos últimos meses. A Itália acusa os parceiros europeus, a começar pela França, de deixarem as autoridades italianas sem apoio para gerir a crise migratória, depois de 700.000 migrantes terem chegado à costa italiana desde 2013.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.