Cerimónia solene acaba em linchamento de jovem na República Centro Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bangui, 05 fev (Lusa) - A cerimónia solene que assinalou a reforma das Forças Armadas da República Central Africana terminou em violência, com o linchamento de um homem pelos soldados, perante o olhar passivo das forças que garantiam a segurança da cerimónia.

De acordo com o relato feito pelos jornalistas da AFP, presentes no local, pouco tempo depois do fim da cerimónia, que terminou com um discurso da presidente interina da República Central Africana (RCA), vários soldados das forças armadas cercaram um jovem, acusando-o de pertencer à Seleka, o movimento dos rebeldes que se opunham ao antigo regime.

Em seguida, tiraram-lhe a roupa, bateram-lhe com pedras e mataram-no com facas, num linchamento em que participaram também vários presentes na cerimónia, "embriagados de raiva", relata a AFP.

Depois de morto, o cadáver do jovem foi arrastado pelas ruas, perante a passividade das forças da autoridade que asseguravam a segurança da cerimónia, segundo testemunhas citadas pela agência noticiosa francesa, que relataram ainda que o corpo foi esquartejado e queimado antes das forças de segurança dispararem tiros para o ar e usarem gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

Também hoje, o Executivo de transição anunciou ter imposto o recolher obrigatório das 18h até às 6 da manhã em Bangui.

MBA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.