Barco de pesca à deriva ao largo de Caminha com dez tripulantes a bordo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Caminha, Viana do Castelo, 18 out (Lusa)- Um barco de um armador de Vila Praia de Âncora, Caminha, está "à deriva e sem energia", com dez tripulantes a bordo, a cerca de 160 quilómetros a oeste daquele concelho do Alto Minho, informou hoje a Marinha.

Em comunicado, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que está a coordenar a operação de reboque do barco "Vila do Infante", em articulação com a Força Aérea e, em colaboração com o navio mercante EMERALD, adiantou que a tripulação é composta por cinco portugueses e cinco indonésios.

"Esta manhã, cerca das 10:20 (horas locais), o MRCC Madrid informou o MRCC Lisboa de que tinha recebido uma mensagem da embarcação de pesca 'Vila do Infante', não tendo conseguido contactar posteriormente o navio", refere a nota.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa adiantou ter enviado para o local "o navio mercante EMERALD para verificar o estado da embarcação de pesca, reportando que a mesma se encontrava sem energia elétrica e à deriva, tendo sido empenhada uma aeronave C-295, da Força Aérea Portuguesa, e a corveta Jacinto Cândido da Marinha para efetuar a monitorização da embarcação de pesca".

"Para que seja realizado o reboque, o armador da embarcação de pesca irá fazer deslocar de Vigo outra embarcação. Até ao momento do reboque, foi solicitado à embarcação de pesca "Vila do Infante" para ter todos os meios de segurança e de salvamento disponíveis para uma situação de emergência", sustentou o MRCC.

Aquele serviço de salvamento marítimo adiantou estar "a monitorizar a situação com o apoio do navio mercante que tem passado junto à embarcação, obtendo constantemente a informação do seu estado".

ABYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga.