Dilma saúda regresso do Estado português aos mercados

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) -- A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, saudou hoje Portugal pelo regresso aos mercados e, segundo a Declaração Conjunta da XI Cimeira Brasil-Portugal, os dois países destacaram a importância das instituições internacionais na resolução de crises financeiras.

"Os dois mandatários saudaram a dinamização do diálogo bilateral no âmbito das Instituições Financeiras Internacionais. Convieram no compromisso de uma maior concentração de posições no seio destas instituições, em especial no apoio ao crescimento económico e desenvolvimento social dos Países de Língua Oficial Portuguesa", pode ler-se no documento final da XI Cimeira Brasil Portugal.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e a chefe de Estado do Brasil, Dilma Rousseff, estiveram reunidos durante uma hora e meia em Lisboa e concordaram com a necessidade de se continuar "a implementar as reformas de quotas e de governança do Fundo Monetário Internacional, em benefício da legitimidade e a capacidade de intervenção do FMI em crises financeiras internacionais".

"Os dois governantes reiteram a importância da rápida retoma do crescimento económico na União Europeia e, em particular na Zona Euro", refere ainda o texto final da cimeira.

"A presidente Dilma Rousseff congratulou Portugal pelo regresso aos mercados e destacou os programas do Governo Português para a promoção do emprego e do crescimento económico", refere ainda o documento que indica que os dois governantes concordaram na realização da XII Cimeira Brasil-Portugal em 2014.

Imediatamente antes do encontro, Dilma Rousseff esteve reunida com o Presidente português, Cavaco Silva.

Durante o dia de hoje, Dilma Rousseff já se havia encontrado com o ex-Presidente português Mário Soares e com o líder da oposição.

Na sua segunda visita oficial a Portugal, que coincide com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Presidente brasileira estará ainda na cerimónia de entrega do Prémio Camões a Mia Couto, no Palácio de Queluz.

Depois da cerimónia, Dilma Rousseff participará num jantar oferecido pelo Presidente Cavaco Silva, antes de seguir, ao fim da noite, de regresso ao Brasil.

A Presidente brasileira veio acompanhada nesta visita por uma comitiva com sete ministros.

PSP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.