Mau Tempo: Ninhos e picadas de vespa asiática aumentaram em Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 18 nov (Lusa) - A tempestade Leslie que afetou Montemor-o-Velho na noite de sábado levou a uma proliferação de ninhos de vespas asiáticas no concelho e a um consequente aumento das picadas em pessoas, alertou hoje o município.

"Os ninhos que existiam nas árvores, com a tempestade, caíram. E cada ninho desses pode dar origem a 100 novos ninhos. Estamos a assistir a uma infestação de vespa velutina [também conhecida como vespa asiática]", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

A situação já levou a um aumento do número de pessoas picadas pela vespa asiática, sendo que, devido à afluência a centros de saúde, teve de se reforçar o 'stock' de anti-histamínicos, sublinhou o autarca.

"Já perdemos conta dos ninhos que destruímos e queimámos, desde ontem [quarta-feira]. Estão a proliferar de forma muito agressiva", vincou.

Segundo Emílio Torrão, com a queda de ninhos, estão a ser gerados vários ninhos primários, por vezes "dez ou 15" na mesma área, com as vespas agora a alojarem-se de forma preferencial "em varandas, chaminés e em meios urbanos".

"É uma situação grave", salientou o autarca.

Os prejuízos causados pela tempestade Leslie na região Centro ultrapassam os 80 milhões de euros, de acordo com os dados preliminares avançados pelas câmaras municipais mais afetadas.

A passagem do Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.