Mau tempo: Situação "muito grave" na Docapesca e porto da Figueira da Foz

| País
Porto Canal com Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 17 out (Lusa) - A ministra do Mar classificou hoje de "muito grave" a situação nos portos de pesca e comercial da Figueira da Foz, após a tempestade Leslie, estimando prejuízos entre quatro e cinco milhões de euros na área marítima.

"Nós temos uma situação muito grave na Docapesca, mas também no porto comercial e, para além disso, quer àquilo que diz respeito à indústria do pescado, quer às aquaculturas que tiveram graves problemas, e às pescas", disse hoje aos jornalistas Ana Paula Vitorino.

À margem de uma visita ao porto de pesca da Figueira da Foz, onde verificou os prejuízos nas infraestruturas e empresas ali existentes, a governante argumentou que a situação não incide só sobre os danos provocados pela própria tempestade: "Também tudo aquilo que vai ser não poder laborar durante algum tempo, que também são custos, não são custos de reconstrução, mas são custos imputados a este processo".

Ana Paula Vitorino estimou os prejuízos na área da economia do mar na Figueira da Foz entre os quatro e os cinco milhões de euros, avisando que essa estimativa "ainda não é muito rigorosa" e que o cenário é de "grande complexidade".

Para fazer face a esse montante de prejuízos, a ministra diz que as empresas públicas afetadas, nomeadamente a Docapesca e a administração portuária, possuem "algum financiamento", estando o Governo a analisar a possibilidade de existirem apoios recorrendo a financiamento europeu do programa Mar2020.

A ministra lembrou ainda que uma decisão sobre os apoios para a reconstrução após a tempestade Leslie será tomada na quinta-feira pelo Governo em Conselho de Ministros.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".