EUA suspenderam ataques com 'drones' no Paquistão

EUA suspenderam ataques com 'drones' no Paquistão
| Mundo
Porto Canal

Os Estados Unidos suspenderam, repentinamente, os ataques com aviões não tripulados no Paquistão a pedido de Islamabad enquanto decorrem conversações de paz com os talibãs, explicaram fontes oficiais norte-americanas ao diário "The Washington Post".

"Foi o que eles pediram e nós não dissemos que não", disse uma das fontes do diário sem deixar de salientar que tal ação não quer dizer que o Governo dos Estados Unidos tenha decidido deixar de utilizar os polémicos 'drones' na sua luta contra a Al-Qaida no Paquistão ou outros países.

A notícia do "The Washington Post" é revelada um dia depois de se perceber que janeiro foi o primeiro mês em mais de dois anos que os Estados Unidos não levaram a cabo nenhum ataque com aviões não tripulados no Paquistão, segundo os dados do Gabinete de Jornalismo de Investigação.

O último ataque aconteceu a 25 de dezembro e concluiu uma série de 330 ataques com aqueles aviões desde que Barack Obama é presidente dos Estados Unidos.

Desde a chegada de Obama à Casa Branca em 2009, os 'drones' são a arma usada mais vezes contra o terrorismo no Paquistão, onde Washington mantém uma guerra não declarada aos extremistas, aprovada pelo Governo local.

A primeira reunião entre Governo e talibãs prevista para terça-feira foi adiada e Washington considera o assunto um tema "interno" do Paquistão.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.