Governo tailandês instou Comissão Eleitoral a concluir eleições

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 05 fev (Lusa) - O Governo tailandês instou a Comissão Eleitoral a concluir as eleições boicotadas domingo pelos manifestantes antigovernamentais até 04 de março, depois da oposição ter iniciado um processo judicial que visa anular o ato eleitoral.

O vice-primeiro-ministro, Pongthep Thepkanchana, apelou ao organismo que possa ganratir que em um mês o parlamento possua o mínimo de 475 deputados - 95% do total - necessários para o funcionamento da câmara, e que os restantes 5% sejam eleitos num máximo de 180 dias.

Pongthep Thepkanchana disse que deverão ser organizadas novas eleições nos círculos onde não foi possível a votação e naqueles em que não foi conseguida a votação mínima de 20% dos eleitores.

As declarações do vice-primeiro-ministro foram divulgadas pelo grupo estatal de comunicação MCOT.

Já sobre o recurso no Tribunal Constitucional para que as eleições sejam anuladas e o Puea Thai, partido liderado pela chefe do Governo, Yingluck Shinawatra, o vice-primeiro-ministro não se mostrou preocupado.

As alegações da oposição liderada pelo Partido Democrata, que não vence um ato eleitoral há mais de duas décadas e que não se apresentou nas eleições de domingo, estão sustentadas com o facto do Estado de Emergência, decretado recentemente em Banguecoque e duas províncias adjacentes, não permitiram a realização de eleições justas e livres.

A oposição, que desde novembro ocupou parte das ruas de Banguecoque e promete continuar a luta até à queda do Governo, quer ainda que o poder seja assumido por um conselho popular que introduza reformas no sistema antes da realização de eleições em 12 a 14 meses.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.