Confirmado terceiro caso de dengue contraído em Espanha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 17 out (Lusa) -- Uma terceira pessoa contraiu dengue em Espanha, segundo confirmam as análises realizadas, confirmaram fontes do Ministério da Saúde espanhol à agência Efe.

Trata-se de uma mulher residente na Comunidade Autónoma de Madrid que já tinha apresentado sintomas da doença e estava à espera da confirmação do diagnóstico, depois de dois membros da sua família terem contraído a mesma enfermidade.

Os três infetados já tiveram alta do hospital onde foram tratados.

Os casos foram detetados em pessoas da mesma família, que estiveram em municípios da província de Cádiz e Murcia durante o período em que poderão ter contraído a infeção, segundo fontes citadas pela à agência Efe.

O dengue é uma doença produzida por um vírus (flavivirus) que geralmente tem efeitos ligeiros e que se transmite por picada de mosquitos infetados, e não de pessoa a pessoa.

Entre os infetados, dois residem em Múrcia (Espanha) e o outro, uma mulher, na Comunidade de Madrid.

O Centro nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, confirmou na passada quinta-feira os dois primeiros casos de infeção por vírus de dengue em adultos residentes em Espanha e que não tinham viajado para zonas de risco.

As três pessoas, que começaram a ter sintomas na segunda quinzena de agosto, evoluíram de forma favorável "e atualmente estão de boa saúde".

O único vetor que pode transmitir o vírus em Espanha é o 'Aedes albopictus' (mosquito tigre), muito propagado em Espanha, particularmente no litoral mediterrânico.

FPB (PCR) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.